sexta-feira, 27 de julho de 2012

AMARANTE - PORTUGAL



Cidade portuguesa às margens do rio Tâmega, com história desde antes de Cristo, foi reconstruída pelo imperador romano Amarantus, de onde herdou seu nome. Sua economia está  firmada sobre a produção do vinho verde, a agricultura em geral, o reflorestamento com eucaliptos e as minas de estanho. Seu turismo se baseia nos esportes aquáticos, arborismo e trilhas na serra que a rodeia. Sua igreja, lindíssima, está de costas para a cidade, sendo que na frente dela está o muro do mosteiro, construído bem perto, possivelmente não passa um carro pelo espaço. Na sacristia da igreja está a imagem antiga e polêmica de São Gonçalo, que dizem ser o santo casamenteiro das mulheres idosas.
Os doces conventuais, como o papo de anjo e o “doce” de São Gonçalo, o cabrito assado no forno e o vinho verde são delícias locais.
A ponte que liga a cidade ao convento e à igreja é um luxo. Construída em pedra, com arcos para a evasão das águas, possui espaços para banquinhos, sugerindo uma parada para um bom papo. È muito bom visitar cidades modernas, mas as antigas tem o seu charme, a sua elegância,o seu requinte, como é o caso de Amarante.



Fotos: Delma

Nenhum comentário:

Postar um comentário