sexta-feira, 27 de julho de 2012

VISEU E SERRA DA ESTRELA - PORTUGAL

De Lamego seguimos entre vinhedos para Viseu, cidade também muito antiga, como tudo o que vimos por aqui. Muitas igrejas e mosteiros, mostrando Portugal como um país extremamente católico. Continua ainda a mistura de estilos em um mesmo prédio, onde as influências romana e moura são as mais encontradas. A catedral é exemplo disso. Antigas muralhas e castelos, alguns em ruínas, outros recuperados, nos dão idéia das lutas pela posse da terra.
Continuamos a viagem para a Serra da Estrela, por vales de imensas plantações, montanhas cobertas de pedras, mas sempre por uma estrada super bem cuidada e segura.  A Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental, medindo 1.993 metros de altitude e, Por isso, a temperatura chega a vinte graus negativos. É a única estação de esqui de Portugal.
É grande a criação de ovelhas para a produção do famoso queijo da Serra da Estrela e desenvolveu uma raça de cães pastores, parente da raça São Bernardo, para o pastoreio que ainda é feito como há milhares de anos.
Na parte mais alta da montanha existe uma torre, algumas casas e uma casa comercial que vende todo o tipo de artesanato da região. No mesmo balcão são vendidos lanches, salames, charques, queijos, artigos de couro como sapatos e casacos, muita roupa de lã e artigos de decoração, enquanto o cão típico do local passeia entre os visitantes.


Fotos: Delma T S Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário