terça-feira, 24 de julho de 2012

CASTELINHO DA ILHA FISCAL - RJ

Situado na baía de Guanabara, mais parece um palácio de conto de fadas. Quando se vai do Rio para Niterói de barca, as atenções são focadas no castelinho, pois parece realmente que ele saiu de dentro de nossos sonhos.
A finalidade da construção do palacete foi a necessidade de um órgão de fiscalização dos navios que ali aportavam, por isso o nome Ilha Fiscal. D Pedro ll ficou maravilhado com a beleza e a limpidez das águas da baía de Guanabara (na época) e também com a frequente visita dos golfinhos, que mandou construir um edifício com características que fizessem jus à maravilha do ambiente. E conseguiu.
Em 1889 aconteceu no palacete o último baile do Império, festa essa que é mostrada em uma enorme tela no interior da construção. Além deste quadro, existem outros não menos importantes a decorar o ambiente. Os vitrais são lindíssimos, os lustres,  os móveis restaurados e o assoalho decorado com diversos tipos de madeira completam o cenário. É uma visita incrível, que não pode ser descartada, que jamais será esquecida. 
Para se chegar ao castelinho, vá à Praça  XV , no centro do Rio,  no Espaço Cultural da Marinha,  compre um bilhete com direito ao transporte e guia turístico. O transporte é feito em uma charmosa escuna, que faz a volta em toda a ilha, nos deixando em contato visual com toda a baía de Guanabara e as paisagens deslumbrantes que a natureza nos oferece.























Fotos: Delma T S Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário