sábado, 21 de julho de 2012

PETRÓPOLIS - RJ


A cidade de Pedro, o Imperador. E tudo lá nos remete ao tempo do império: as construções bem conservadas, o transporte de charrete (opcional), o contexto da cidade. Podemos visitar o palácio de cristal, com seus lindos e bem cuidados jardins, um luxo grandioso que nos remete a um Brasil rico, da época do ouro e dos grandes cafezais.
A magnífica catedral, com o túmulo dos imperadores e muitas obras de arte. A visita guiada ao palácio residencial, onde os imperadores e toda a comitiva passavam o verão para fugir do calor e da poluição do Rio de Janeiro, é um deslumbre. Estão expostos os trajes usados na época, os móveis em perfeito estado de conservação, as louças e pratarias e todos os utensílios domésticos, bem como livros e documentos. Destaque também para o salão das charretes usadas pela família real, lindas, luxuosas e bem cuidadas.
Uma visão extraordinária é a sala das jóias. Estão expostas em vitrines de vidro blindado, com toda a segurança armada, mas merece tudo isso. São maravilhosas. São um prêmio para os olhos de toda mulher e, espero, para todo homem também. As tiaras em ouro e brilhantes, as coroas, colares, brincos e anéis, usando também muitas pedras brasileiras em sua decoração.
Entre as curiosidades podemos destacar a casa dos sete erros, e você se diverte descobrindo as diferenças quase imperceptíveis entre um lado e outro da casa. Podemos também visitar a casa de Santos Dumont, o Pai da Aviação.          É um passeio imperdível.



                          Interior da Catedral

                             Interior da Catedral




                                      Catedral



                            Casa dos sete erros


Túmulo das Imperadores



Interior da casa de Santos Dumont


Abaixo: Palácio de Cristal

Fotos: Delma T S Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário