quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONGONHAS - MG


Situada no conjunto de cidades históricas de Minas Gerais, Congonhas, na minha opinião, é a mais deslumbrante. Um dia na cidade e você já viu tudo com calma e fez compras de artesanato mineiro.
É onde se concentra o maior número de obras-primas de Aleijadinho e mostra toda a riqueza do período barroco e do estilo rococó. A Basílica de Bom Jesus de Matozinhos, com pórtico frontal e altares esculpidos pelo artista, merece ser visitado. No pátio da basílica e nas escadarias ficam as esculturas em tamanho natural dos doze apóstolos, feitas em pedra-sabão. Esta basílica é uma réplica de outra existente em Portugal, mais precisamente na cidade de Braga. A de Congonhas é muito mais bonita e bem cuidada. Para ver essas esculturas originais ao ar livre, sua visita deve ser feita brevemente, pois estão fazendo réplicas em gesso para substituí-las, porque o tempo  as está danificando. As originais irão para um museu.
Logo em frente estão as seis capelas dos Passos, que exibem as cenas da Paixão de Cristo em 66 imagens esculpidas em cedro. É emocionante ver que Cristo e Tiradentes se confundem, pela marca do enforcamento e também pelo traje de alguns guardas. Outro dado que mostra Cristo no cenário mineiro é no prato servido na Santa Ceia: um porco à pururuca. Um detalhe a ser observado pelos amantes das artes são as pinturas interiores, feitas pelo famoso Mestre Athaíde. Dizer que conhece a história do Brasil sem ter visitado as cidades mineiras e principalmente Congonhas é, no mínimo, hilário.





Fotos - Delma Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário